sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Marcelo Tenório: o Van Damme rio-verdense


Ele desistiu de tentar a vida como técnico agrícola em Rio Verde para nocautear os adversários nos ringues da Tailândia. Agora, o campeão mundial de Muay Thai parte em busca das premiações milionárias do MMA  

Muay Thai está para os tailandeses assim como o futebol está para os brasileiros. Localizado na capital Bangkok, o Lumpini Stadium é o templo do esporte nacional. Em um recinto sem ventilação, mais de 5 mil fanáticos costumam se aglomerar em torno do ringue para apostar nos combates. O Lumpini serviu de inspiração para a arena do filme “O Grande Dragão Branco”, clássico dos anos 80 com Jean-Claude van Damme. Foi nessa espécie de Maracanã do boxe tailandês que, após desistir da carreira de técnico agropecuário em Rio Verde, Marcelo Tenório se sagrou campeão mundial em 2011. Há poucos meses, “The Latino” teve um espectador especial na plateia: o próprio Van Damme.
Vivendo em Bangkok há quase um ano, o bi-campeão brasileiro e panamericano de Muay Thai não permitiu que a dificuldade de adaptação à nova cultura prejudicasse o desempenho nos combates. De segunda a segunda, ele mantém uma rotina de pelo menos seis horas de treinamento e se comunica em inglês com os asiáticos. No Camboja, país limitado ao norte pelo Laos e que faz fronteira com o Vietnã ao sul, sagrou-se campeão nacional. As estatísticas do brasileiro de 30 anos surpreenderam até os lutadores locais: venceu 53 das 54 lutas que disputou, sendo 40 por nocaute e sofrendo apenas uma derrota. O seu lema na vida é “Não espere. Faça as coisas acontecerem você mesmo.” A jornada do campeão teve início aos 12 anos, seguindo os passos da mãe no mundo das artes marciais.  Ela lutava Taekwando e o inspirou a se tornar um lutador profissional.
O foco de Marcelo agora está voltado para o MMA profissional. Especialista em Karatê, faixa preta em Kickboxing e mestre em Muay Thai, ele intensificou o ritmo dos treinamentos para as lutas já agendadas na China, Malásia, Dubai e Japão. Devido às altas premiações em dólares, o Dare Championship é o sonho dos lutadores e atrai participantes de todo o planeta. Marcelo, que enfrentou a pior enchente dos últimos 100 anos em Bangkok, revela que pretende retornar a Rio Verde. A sua meta é conciliar a rotina de treinamentos e participação em campeonatos importantes ao redor do mundo com o trabalho como professor de Muay Thay em Rio Verde  a partir de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário